Who is Simão Belchior de Castro?

Quem sou eu

Eu próprio Chamo-me Simão Luís Belchior Mota de Castro e nasci em 23 de Janeiro de 1984 , na cidade de Lancaster em Inglaterra. A minha estadia em Inglaterra não foi longa e cedo voltei para Portugal, tendo ido viver para Braga. Em 1989 mudei-me para o Porto e desde então é aqui a minha casa. Foi cá que fiz o ensino primário, básico e secundário.

Que faço

Neste ano lectivo de 2008/2009 estou inscrito no quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Frequento este curso desde 2004, ano em que me transferi da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Prevejo terminar o curso em Julho de 2009 com média, prevista, de 14 valores, numa escala de 0 a 20.

Para além de estar a terminar o curso faço também parte do Núcleo do Jornal de Engenharia, Jornal dirigido aos estudantes da FEUP. Fiz parte do Grupo Local do Board of European Students of Technology (BEST) no Porto, desde 2005 até este ano. Neste semestre (1º Semestre de 2008/2009) sou monitor da disciplina Projecto FEUP dirigida a alunos do primeiro ano da FEUP. Como monitor tenho como objectivo orientar os novos alunos na realização de um projecto que visa integra-los no meio académico.

Estou ainda a participar com um grupo de amigos no Graduate Program da Universidade do Porto, que visa promover o empreendedorismo.

Como nem só de trabalho vive o Homem uso o tempo que sobra para estar com a minha namorada fantástica, com os meus amigos e também com a minha família. Restaurantes, Bares, Cinema ou até a Faculdade são locais perfeitos para conviver. Tento também fazer algum desporto, sempre que posso, pois a idade já começa a pesar na zona abdominal.

Que futuro

Entre Março e Julho de 2009 realizei o meu projecto de fim de curso na Tam Tam. A Tam Tam é uma empresa Holandesa de desenvolvimento de aplicações Web. O meu projecto, intitulado "Multi-Criteria Decision Analysis on Content Management System Projects", passou pela definição, caracterização e análise de diferentes cenários para melhorar a forma como os projectos de Content Management System são desenvolvidos na Tam Tam. Para a definição de cenários o projecto focou-se na análise de soluções de alojamento de Cloud Computing. Um dos principais objectivos do projecto passou pela escolha de uma metodologia de Decisão Multi Critério (MCDA na sigla em inglês) para facilitar a comparação dos cenários definidos. Durante o projecto foi desenvolvida uma ferramenta com Microsoft Silverlight 3 beta que implementasse a metodologia escolhida, neste caso o Analytic Hierarchy Process (AHP). Neste projecto obtive a classificação de 17 valores, terminando o meu Mestrado com média de 14 valores.

Actualmente encontro-me a procurar o meu primeiro emprego. Se tiver alguma proposta não deixe de me contactar.