A robótica hoje em dia assume um papel preponderante em quase toda a indústria. No entanto, os conceitos por trás de todos os tipos de Robots assumem um papel ainda maior no que toca à área académica. Não só pelo facto de muitos dos conceitos coincidirem directa ou indirectamente com conteúdos de muitas disciplinas, mas também porque pensamos ser uma boa maneira motivar os alunos.
No entanto pode-se perguntar: Porque não partir de uma solução comercial e daí começar a desenvolver o veículo?
Uma das razões principais e a de maior peso, terá sido o facto de a construção de raiz de um veículo autónomo, ser uma tarefa altamente rica em termos de aquisição de conhecimentos práticos e aplicação de conceitos teóricos. Assim sendo e tendo em vista os objectivos de um projecto de fim de curso, é muito mais interessante, proveitoso, gratificante e pedagógico, serem os alunos a executar este trabalho. Neste cenário, a experiência ganha, irá permitir-nos uma maior autoconfiança em projectos vindouros semelhantes e esperemos mais complexos, bem como uma maior sensibilidade para a resolução de problemas, não só na área de automação e controlo, mas também por exemplo na área de concepção mecânica de um veículo deste género. Este tipo de desenvolvimento tem ainda uma mais valia acrescida que é o facto de uma plataforma deste tipo acarretar custos de construção baixos e ao mesmo tempo, se bem projectada permitir uma flexibilidade assinalável, a confirmar isto, está o facto da nossa plataforma ser comum (chassis e motores) aos F-180 do Robosoccer.No entanto junto com o nosso projecto, resolvemos aceitar o desafio que lhe estava inerente, que era, dada a semelhança entre os objectivos do projecto e dimensões do robot, e as regras do concurso MicroRato, organizado anualmente pela Universidade de Aveiro, participar na edição de 2001 deste. No entanto na altura do concurso o Robot ainda não se encontrava em condições de competir como era proposto. Esta situação marcou-nos, pois o facto de termos dado o nosso melhor e mesmo assim não termos conseguido, fez-nos baixar a moral (pouco), mas ao mesmo tempo com o passar dos dias aprender uma (muito) importante lição. Assim sendo, grande parte do tempo dedicado ao projecto, foi ocupado tendo em vista as regras e objectivos deste concurso.
Ainda assim, devido a termos mostrado algum interesse nos veículos do Robosoccer, foi-nos sugerido no tempo restante para o projecto executar de raiz um novo kicker mecânico para estes. Trabalho este, que executamos com muito gosto e interesse, pois pareceu-nos uma ideia muito divertida.