Resumo e Objetivos


Nesta dissertação é apresentado o trabalho desenvolvido na conceção de um sistema de auxílio, para atletas com deficiência visual, designado por "Sistema de alarme e correção de trajetória em corridas de atletismo". Este sistema baseia-se em tecnologias de Identificação por Rádio Frequência (RFID) e servirá para orientar e autonomizar aqueles atletas que, por norma, necessitam de um corredor-guia para os auxiliarem nas provas de atletismo.

O sistema irá alertar o atleta quando o mesmo se desviar da sua zona normal de corrida, ou seja, quando aquele estiver muito próximo das linhas que delimitam a respetiva pista individual de atletismo.

Do sistema proposto são descritos a especificação do sistema, os testes às tags RFID, a conceção do algoritmo de alerta e correção de trajetória do atleta e a definição preliminar da estratégia de simulação. A especificação do sistema caracteriza os componentes incluídos na solução, tais como a infraestrutura e a parte móvel do sistema, incluindo o detalhe relativo ao algoritmo de alerta previamente citado.

Foram pensados os seguintes cenários:


Colocação do leitor RFID no calçado do atleta

FEUP

Colocação do terminal de informação (smartphone e auricular stereo):

FEUP

Distribuição longitudinal e transversal das tags pela pista:

FEUP

Divisão da pista de atletismo em zonas (alarme e segurança):

FEUP