Sobre o ConnectinGears

Design sem nome (5)

Sendo a aproximação dos estudantes de Engenharia Mecânica ao mundo empresarial essencial para o seu desenvolvimento, o NEEM FEUP concebeu um evento que permite conciliar a tradicional feira de emprego com dinâmicas mais interventivas nesta área, promovendo um contacto privilegiado entre as empresas e os estudantes. Como resposta a esta necessidade, surge então o ConnectinGears.
Contando já com 5 edições, uma das quais realizada online, optou-se por, em 2021, elevar o evento à categoria de Congresso, com vista a abranger não só os estudantes da FEUP, mas também os estudantes de Engenharia Mecânica de outras instituições de ensino superior.

2017 6 empresas
1º ConnectinGears

Com a duração de um dia, contou com stands de 6 empresas e palestras, proporcionando a já necessária ponte de ligação às empresas.

2018 11 empresas
2º ConnectinGears

Elevou-se a fasquia, passando a ocupar dois dias e agora com a possibilidade de participar numa simulação de entrevistas.

2019 23 empresas
3º ConnectinGears

A feira de emprego tomou lugar no corredor principal da FEUP, aumentando o seu alcance a todo o mundo estudantil. Com a novidade de sessões vocacionadas para desenvolvimento de soft-skills, proporcionou aos estudantes a oportunidade de fomentar e desenvolver novas competências.

2020 13 empresas
4º ConnectinGears - 1ª Edição Online

Face à inesperada situação pandémica, o ConnectinGears viu a sua primeira adaptação online, onde foram ainda dinamizadas simulações de entrevistas, análise de CVs e apresentações de um pitch pessoal.

2021 24 empresas
5º ConnectinGears - 1º Congresso

Alcançada a dimensão de Congresso de Engenharia Mecânica, o ConnectinGears decorreu durante 3 dias num formato inteiramente virtual. 

Contando com mais de 800 estudantes, também de outras áreas e até de instituições internacionais, o evento marcou-se pela presença de 24 empresas e de oradores de excelência, desde profissionais da NASA, Amazon, Rolls-Royce a professores de universidades de renome como a TU Delft. 

Organizadas diversas atividades - feira de emprego, Case-Studies, palestras, formações, entre outras, - proporcionou-se, aos estudantes, uma experiência enriquecedora e completa tanto a nível pedagógico como a pessoal.

A partir do presente ano letivo, o curso de Engenharia Mecânica sofre uma restruturação: o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica decompõe-se agora em Licenciatura (3 anos) e na posterior oportunidade de Mestrado (2 anos).

Esta formação fornece mais valias em diversas áreas da engenharia, fortalecendo a capacidade de adaptação dos estudantes a desafios complexos. Para além de uma forte base teórica, fundamental à desenvoltura na resolução expedita e eficiente de problemas no mercado de trabalho, no mestrado, são agora disponibilizadas aos estudantes 7 áreas de especialização de mestrado, sendo elas Projeto de Máquinas, Estruturas Aeronáuticas e de Veículos, Fluídos e Energia, Automação, Materiais e Processos Tecnológicos, Engenharia e Gestão da Produção e Engenharia Mecânica Geral.

Esta vasta oferta, única entre as instituições de Ensino Superior portuguesas, é um dos fatores que tornam o curso de Engenharia Mecânica na FEUP tão procurado por estudantes de todo o país.

Ramos de Especialização
+
Estudantes

Testemunhos de Oradores

Existia uma lacuna desde o acolhimento e o momento antes do término do curso. O ConnectinGears veio colmatar este vazio, com a premissa a experiência não se cria, mas deve ser transmitida. Não tenho dúvidas que este congresso ajudará a clarificar o caminho a percorrer para o sucesso no mercado de trabalho.

Jacinto Reis

Jacinto Reis

General Manager | Jacinto Marques Oliveira

O evento teve, na minha opinião, bastante competência nos seus alicerces, desde a primeira conversa com os organizadores até à última pergunta na palestra. Gostaria de salientar a maneira profissional como os organizadores lidaram com todo o processo, a preparação técnica dos mesmos e da ferramenta usada na palestra. Sem dúvida um evento com marca de competência FEUP.

Nuno Minhoto

Nuno Minhoto

Vehicle Owner | Rolls-Royce

Tive o prazer de participar como speaker na mais recente edição do ConnectinGears. Sendo ex-aluno de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho e tendo organizado um evento equivalente durante o meu percurso académico, sei quão desafiante isto pode ser. Quanto à forma como foi organizado, saliento o enorme profissionalismo de todos os envolvidos, especialmente tendo em conta as dificuldades postas pelo modelo virtual. A seleção de oradores foi muito interessante, a discussão foi proveitosa e bem gerida. O evento decorreu sem problemas, e houve feedback muito positivo da audiência, com imensas perguntas a serem registadas e respondidas dentro dos limites de tempo possíveis.

André Matos

André Matos

Digital Transformation Lead | Aston Martin

Testemunhos de Empresas

Destacamos a excelente organização e entusiasmo da equipa do NEEM, quer pelo fantástico acompanhamento prestado às empresas durante o evento, quer na etapa de preparação e na documentação providenciada previamente. Tratando-se de um evento focado na Engenharia Mecânica, foi evidente a sintonia entre os interesses dos participantes e as empresas que marcaram presença. A adaptação às limitações decorrentes do Covid-19 mostrou-se bem sucedida e a plataforma utilizada funcionou na perfeição.

Nuno Sousa

Nuno Sousa

Head of Business HR | Adira

Testemunhos de Estudantes

Um estágio de verão é uma grande oportunidade para começar a ligação com o mundo empresarial. Foi no ConnectinGears que consegui estabelecer contacto com uma empresa, EQS Digital, que me acolheu durante um mês e potenciou o meu desenvolvimento enquanto engenheira. Desenvolvi competências extremamente importantes, como a programação em Python, não esquecendo as soft skills e contactos que ficam para sempre.

Beatriz Lima

Beatriz Lima

Estudante do 5º ano

Na sequência do ConnectinGears, organizado pelo NEEM FEUP em formato digital, tive a oportunidade de me apresentar a diversas empresas, através do evento CG21 Pitch, as quais ficaram a saber um pouco de mim e do meu percurso académico. A empresa Leica entrou, de seguida, em contacto comigo para me convidar a visitar as suas instalações e para, de certa forma, me abrir portas para uma futura colaboração. Para além disso, fiz parte do Case Study da Schmidt Light Metal, no qual eu e o meu grupo fomos desafiados a resolver um problema real da empresa. Na sequência da nossa participação, fomos premiados com uma possibilidade de estágio de verão e com um prémio monetário. A minha presença ativa no ConnectinGears 2021 alargou-me horizontes e abriu-me muitas portas a futuras colaborações com empresas.

Vasco Lobão

Vasco Lobão

Estudante do 5º ano

Contactos

connectingears@fe.up.pt

Teresa Viana +365 969 304 394