Sobre o ConnectinGears

Design sem nome (5)

Sendo a aproximação dos estudantes de Engenharia Mecânica ao mundo empresarial essencial para o seu desenvolvimento, o NEEM FEUP concebeu um evento que permite conciliar a tradicional feira de emprego com dinâmicas mais interventivas nesta área, promovendo um contacto privilegiado entre as empresas e os estudantes. Como resposta a esta necessidade, surge então o ConnectinGears.
Contando já com 4 edições, uma das quais realizada online, optou-se por elevar o evento à categoria de Congresso, com vista a abranger não só os estudantes da FEUP, mas também os estudantes de Engenharia Mecânica de outras instituições de ensino superior.

A 1ª edição do ConnectinGears ocorreu em 2017, em moldes mais singelos e com a duração de apenas 1 dia. Contou com stands de 6 empresas e com algumas palestras, facilitando assim o desejado contacto entre estudantes e empresas. Já em 2018, elevou-se a fasquia do evento, passando o mesmo a ser realizado ao longo de 2 dias, introduzindo novas atividades. Em 2019 o evento foi levado até ao corredor do edifício principal da FEUP, tendo então visibilidade para todo o universo estudantil. Tornou-se assim a maior edição organizada até à data, tendo contado com a participação de 23 empresas. Numa rápida adaptação ao formato virtual, em 2020, foi realizada a primeira edição online do evento com simulações de entrevistas, análise de CVs e apresentação do pitch pessoal no qual participaram 13 empresas.

1ª edição - 2017
2ª edição - 2018
3ª edição - 2019
O curso de Engenharia Mecânica, que conta com 1106 alunos, fornece mais valias em diversas áreas da engenharia, fortalecendo a capacidade de adaptação dos estudantes a desafios complexos. Para além de uma forte base teórica, fundamental à desenvoltura na resolução expedita e eficiente de problemas no mercado de trabalho, são também disponibilizadas aos estudantes 5 áreas de especialização de mestrado, sendo elas Projeto e Construção Mecânica, Produção Conceção e Fabrico, Automação, Gestão da Produção e Energia Térmica. Esta vasta oferta, única entre as instituições de Ensino Superior portuguesas, é um dos fatores que tornam o curso de Engenharia Mecânica na FEUP tão procurado por estudantes de todo o país.
Ramos de Especialização
Estudantes

Testemunhos de Empresas

“O ConnectinGears foi, sem dúvida, um dos eventos de recrutamento & seleção de jovens talentos mais interessantes onde a Amorim Cork Composites teve oportunidade de participar. Pela organização, pela capacidade de adaptação às necessidades das empresas, pelo método atrativo como expõem os seus candidatos, permitindo de uma forma rápida e criativa, conhecer perfis com potencial para integrar os nossos quadros e vagas de estágio. Também o facto de ser organizado pelos próprios estudantes permite que os mesmos tenham consciência do trabalho de preparação que é necessário fazer com os colegas que vão ser selecionados, tornando a sua seleção mais eficaz. Seremos, com certeza, promotores do mesmo e com participação ativa nas próximas edições.”

Vanessa Teixeira

Amorim Cork Composites

“O ConnectinGears organizado pelo NEEM FEUP mostrou-se ser uma bela e impressionante surpresa. Apesar de o evento ter sido organizado durante o período inicial da pandemia, o grupo conseguiu apartar-se a esta nova realidade e criar um bom exemplo de um evento on-line. Ficamos impressionados com o nível de profissionalismo, organização, dinamismo e resiliência destes jovens engenheiros. Do ponto de vista da Vestas, este evento permitiu conhecer novos alunos, entender o que inspira esta nova geração de engenheiros, bem como, identificar candidatos para vagas internas.”

Gilmar Pereira

Vestas

Testemunhos de Alunos

“Na edição do ConnectinGears Online Edition 2020, tive a oportunidade de me dar a conhecer à Decathlon. No decorrer deste contacto, ainda antes de terminar o curso, tive o privilégio de fazer um estágio extracurricular na Decathlon Produção Maia, enriquecendo o meu percurso com uma experiência no tecido empresarial.”

Sara Paraty

Estudante do MIEM

“A preocupação do NEEM FEUP para com pessoas como eu, organizando todos os anos o ConnectinGears, permitiu-me no ano passado contactar com uma organização reconhecida mundialmente, o Grupo Bosch, acabando por ser decisivo para agarrar a oportunidade de estágio de 3 meses na mesma.”

Rui Magalhães

Alumni do MIEM

Contactos

connectingears@fe.up.pt

Manuel Mota 964 469 318