Congresso 2022

Futuro de Ontem, de Hoje e de Amanhã

Paulo Pinto 

Executive MBA pela Porto Business School, com especialização em Marketing e Estratégia de Operações, e Licenciatura em Engenharia Química, pelo ISEP-IPP.
Especialista em oratória e comunicação, TEDxer, sou orador premiado, instrutor e mentor na Toastmasters International. Ao longo dos anos tenho desempenhado várias funções de liderança nacional e internacional nesta organização e em diversas Associações, três das quais fui fundador. A última é NECI-Portugal / Rede Europeia de Cidadania e Identidade (NECI-PT), de que sou presidente da mesa da assembleia geral.
Consultor de negócios e marketing em regime de freelancer, ajudo a desenvolver planos estratégicos de marketing e média social para PMEs, crio e revejo conteúdos de comunicação e publicidade.
Atualmente comecei uma nova aventura de carreira, em SAP-PP.
Formador certificado com mais de 20 anos de experiência, utilizando técnicas de Educação Formal e Não Formal, numa vasta gama de assuntos desde a oratória e comunicação, passando pelo marketing até à gestão da qualidade, ambiente e segurança do trabalho.

O Luxo faz se nos Detalhes

CLÁUDIA SOARES SANTOS

A viver na Suíça desde 2016, Cláudia Santos é Licenciada em Saúde Ambiental, pela ESTSP e conta com uma Pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão de Qualidade no ISEP. Desde aí. a sua carreira esteve sempre ligada à gestão da qualidade, ambiente e segurança. Já na Suíça. viu reconhecida como engenheira de qualidade e, mais tarde, especializou-se em Gestão de Qualidade para Dispositivos Médicos. Já foi também responsável pela liderança de uma pequena equipa, responsáveis pela gestão de qualidade e melhoria contínua na área médica. Fruto da sua determinação, do seu profissionalismo e da sua motivação, Cláudia é hoje a mais recente responsável de projetos em qualidade da Rolex.

RICARDO RIBEIRO

Ricardo Ribeiro tem 32 anos, é casado e tem uma filha. Mestre em Engenharia Mecânica, com especialização em Gestão da Produção. Com os conhecimentos obtidos na FEUP, adquiriu experiência em 5 indústrias diferentes, tais como tabaco, café, cortiça, agulhas técnicas e, atualmente, trabalha em bijuteria de luxo, na Like a Bee. É também especialista em SMED, uma técnica capaz de aumentar a produção de uma linha de montagem. Por fim, foi atleta e professor de ténis durante 10 anos.

Corrida à Sustentabilidade

BRUNO HENRIQUE SANTOS

Casado, Pai do Tomás e da Mia. Engenheiro Mecânico e Mestre em Energia (FEUP), atualmente está a terminar o Doutoramento em Engenharia e Política Pública (FEUP/Carnegie Mellon University) com investigação na área de políticas públicas e regulação de sector coupling e hidrogénio, promovendo a integração dos sistemas energéticos enquanto mecanismo acelerador do processo de descarbonização.Iniciou a carreira como consultor de engenharia na afaconsult, desenvolvendo projetos de sistemas sustentáveis de energia.Em 2010 iniciou atividade na EDP Gás Distribuição, onde desenvolveu projetos de transformação da organização nas operações, gerindo equipas multidisciplinares. Em 2014 assumiu a responsabilidade de um Centro de Exploração, e, em 2016 foi desafiado a liderar a área de Engenharia e Desenvolvimento na REN Portgás, responsável pelo planeamento de rede e engenharia..Em 2021 integrou o Board of Future Energy Leaders Portugal, programa do World Energy Council (APEnergia). Membro sénior da Ordem dos Engenheiros e Especialista em Energia, com funções na OE.Em 2022 iniciou um novo desafio profissional numa nova área corporativa da REN responsável pela estratégia de desenvolvimento de gases renováveis no Grupo.Na vida pessoal adora conhecer o Mundo, é fã de automobilismo e tudo o que envolva velocidade, tento fazer ski anualmente e gosto muito de estar com os que mais gosto (se envolver gastronomia, melhor).

ANDRÉ COSTA 

Ingressou em Engenharia Mecânica em 2001, onde participou no Projeto Desafio Único by FEUP.

 

Em 2008 iniciou na Ocean Racing Technology GP2 – equipa do piloto português Tiago Monteiro.

Em 2014, esteve três meses no Grupo JAP/Hendo BMW e, em 2014 e 2015, em duas épocas de GP2 na equipa de F1 Caterham. Em 2015 e 2016 trabalhou enquanto freelancer para a Carlin – equipa inglesa em que fiz o campeonato GP2 e formou engenheiros em categorias como World Series, GP3, Indy Lights. Durante três épocas na FE com a equipa Aguri, a qual na terceira época adquiriu a designação de Techeetah, tendo conseguido, na quarta época,  vitória no campeonato de FE.
Desde 2018, trabalha na Andretti BMW, no desenvolvimento do novo carro de FE com a BMW Motorsport.
Participou em  24h de Le Mans como engenheiro principal de um LMP2 e no Rally Dakar com uma equipa F1. Trabalhou com nomes como António Félix da Costa (campeão FE), Pierre Gasly (F1), Alexander Rossi (F1 e Indycar), Jean Eric, Vergne (F1 e campeão FE), Andre Lotterer, Brandon Hartley e Álvaro Parente.

To Infinity and Beyond: o futuro da Exploração Espacial

NUNO SILVA 

Nuno Silva é licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico, tendo efectuado o último ano na SUPAERO em França. Fez estágio sobre o Ariane 5 na ArianeGroup, em Paris, em 2001, onde ficou nos quadros até finais de 2007, tendo participado no desenvolvimento e qualificação do ATV, o veículo de carga automático da Europa para a ISS, nomeadamente no GNC, no Flight SW, na qualificação da aviónica e na preparação das operações de voo. O vôo do primeiro ATV teve lugar em 2008 e voaram mais 4 veículos idênticos.

Em 2008, mudou-se para a Airbus Defence and Space, em Londres, para liderar os subsistemas da Mobilidade Autónoma do ExoMars Rover e da equipa de 10 elementos, o primeiro Rover espacial Europeu com lançamento planeado para Setembro deste ano, mas, neste momento vítima das sanções associadas à guerra na Ucrânia. Em 2014, passou a liderar o departamento de GNC da Airbus DS, no Reino Unido, com os seus 30 elementos, sendo responsável pelas equipas responsáveis pelo GNC de várias missões da ESA: LISA Pathfinder, Aeolus, Solar Orbiter, ExoMars Rover, Biomass, etc. Em 2017, assumiu a função de chefe de projeto adjunto do Solar Orbiter, sendo directamente responsável pela aviónica do satélite e dos seus 80 elementos. Apesar do regresso a Portugal em 2018, manteve parte das suas funções até ao lançamento em Fevereiro de 2020.

Com o regresso a Portugal, em 2018, mudou-se para a Deimos Engenharia, onde foi responsável dos projetos bandeira em GNC tal como para a ClearSpace para remoção de detritos espaciais, o micro-lançador da Orbex e da nova geração de satélites de Observação da Terra da Deimos. Criou e liderou um novo grupo de aviónica funcional para suportar os projetos de maior maturidade. Liderou também os esforços para estabelecer um porto espacial sustentável nos Açores.

Em 2021, mudou-se para a EUSPA, em Praga, onde é Systems Engineer nos programas da agência, com foco particular no programa Galileo – o “GPS Europeu”.

RICARDO CONDE

Ricardo Conde, 55 anos, é pai de duas lindas meninas.
É Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico,
Universidade Técnica de Lisboa e tem uma pós-graduação em Tecnologias Espaciais.
Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e
Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e
internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.
Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da direcção e cerca de
um ano depois foi nomeado presidente.

TIAGO REBELO

Tiago Rebelo é licenciado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Tecnologia Espacial pela Luleå University of Technology na Suécia e Mestre em Astronáutica e Engenharia Espacial (Universidade de Cranfield, UK). Tendo recebido várias distinções internacionais, Tiago foi o primeiro português bolseiro do programa de formação internacional Erasmus Mundus – SpaceMaster e participante no programa internacional Caltech Space Challenge. No início da sua carreira Tiago foi investigador na área da dinâmica orbital e controlo de atitude na Airbus Defence and Space, tendo colaborado também com a Universidade Técnica de Munique (TUM) e a Agência Espacial Europeia (ESA), onde foi bolseiro do Directorate of Human Spaceflight & Operations. No CEiiA, Tiago participou no seu passado na execução e gestão de vários projetos de I&D na área da Aeronáutica, tendo sido responsável pela criação e crescimento de uma nova área de negócio associada à Engenharia Aeroespacial e dos Oceanos. À data, Tiago tem a seu cargo uma equipa multidisciplinar que procura fazer face aos complexos desafios associados ao desenvolvimento de produto e serviço para o Oceano e Espaço, sendo membro da comissão executiva do CEiiA, Diretor da Unidade Oceano & Espaço e gerente da empresa operadora de satélites, GEOSAT.

Hollywood Worklife

FILIPA BELEZA 

Filipa Beleza é Manager de Customer Experience (CX) e lidera a prática de Marketing & Loyalty Tech na Deloitte Portugal. Formada em Engenheira Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com uma Pós-graduação em Business Intelligence & Analytics pela Porto Business School. Viveu e trabalhou em Amsterdão na área de Customer & Digital Strategy e regressou em 2021 a Portugal. Desde jovem que adora marketing e que acredita vivamente que o foco nas pessoas, uma lente analítica, as ferramentas tecnológicas adequadas, e uma boa pitada de estratégia são a chave para elevar as interações com os clientes e conseguir experiências inesquecíveis e memoráveis. A sua  dedicação, trabalho e empenho foi reconhecida com o prémio de Portuguese Women in Tech 2021 na categoria “Marketing & Sales Tech”. Adora correr os seus 10 kms diários e praticar CrossFit.  

Santos da Casa fazem Milagres

MIGUEL ALMEIDA 

Miguel Almeida é o CEO da NOS, cargo que ocupa desde 2013. Com uma licenciatura em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e MBA pelo INSEAD, exerceu, antes da fusão da qual resultou a NOS, o cargo de CEO da Optimus desde 2009. Foi também Administrador Executivo da Optimus, com os pelouros de Marketing e Vendas, e Diretor de Marketing da Modelo Continente, SGPS.

DYNAMITE!

DYNAMITE OBINNA 

Dynamite was born and raised in Nigeria. At age 18, with only $200 to his name, Dynamite  moved to America to pursue his dream of becoming an Aerospace Engineer. His passion for aviation and aerospace led him to Embry-Riddle Aeronautical University where he studied Aeronautics with minors in Aeronautical Studies and Aerospace and Aviation Safety. Dynamite started his career as an engineering intern in the Mission Support Directorate at NASA Headquarters. In 2018, Dynamite joined the Commercial Crew Program program as a Mission Integration Engineer and was instrumental in the certification of Falcon 9 rocket and Dragon spacecraft: the first privately-funded vehicles in history to carry astronauts to the International Space Station and return them back to earth. Dynamite has demonstrated an astounding  ability to rigorously explore solutions for some of the world’s most challenging problems, especially those that are essential for establishing a sustainable presence on the Moon and enabling crewed missions to Mars and beyond. Dynamite is also the CEO of SkyGenex Inc., and the inventor of Dynaerobridge – a novel jet bridge that reduces boarding and deplaning delays for airlines.

Contactos

connectingears@fe.up.pt

Teresa Viana

+351 969 304 394