JORNADAS DE ACÚSTICA '96

(Grupo de Estudos em Acústica) 
Consultas desde 13.10.97: 

JUSTIFICAÇÃO E OBJECTIVOS

A actividade geral em Acústica tem vindo a desenvolver-se, no País, com a motivação de dar resposta às solicitações científicas e técnicas das diversas áreas da Sociedade, de que são exemplo as solicitações respeitantes à aplicação do Regulamento Geral sobre o Ruído; na Acústica de Edifícios, Acústica Ambiental, Ruído Industrial, Electroacústica e Audio, no domínio da Voz, Audiologia e Fala, etc.

Tendo-se constatado que, embora seja muito elevado o potencial científico e técnico existente e extenso o trabalho já realizado o desenvolvimento actual da Acústica no País não reflecte ainda esse potencial.

O movimento associativo local e nacional necessita de revitalização; é necessário dar resposta mais estruturada e consistente às solicitações acima referidas e fundamentalmente é necessário promover melhor a difusão de informação.

O Grupo de Estudos em Acústica (G.E.A.) é uma associação aberta ao diálogo e à cooperação multi-disciplinar com todos os interessados em Acústica, na única perspectiva do seu desenvolvimento. À semelhança do que se passou no estrangeiro, onde se observam vastos movimentos associativos e de restruturação das instituições, no sentido de poder responder às novas realidades mundiais na ciência e tecnologia e às novas oportunidades, o G.E.A. convida todos os(as) colegas a participar activamente nestas Jornadas para conhecimento mútuo e troca de informação diversa de actividades de interesse geral para a Acústica em Portugal.

Serão apresentadas diversas palestras e actividades por especialistas em várias áreas da Acústica a quem o G.E.A. agradece, desde já, o valioso contributo. As palestras serão concluídas com um espaço de debate que se pretende vir a obter uma ampla participação de todos.

É pois com imenso prazer que convidamos todos os interessados em participar nestas Jornadas que pretendemos seja um espaço de informação e de convívio.

APRESENTAÇÃO

A Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (E.S.M.A.E.) foi criada pelo Decreto-Lei nº 310/83 e integrada posteriormente no Instituto Politécnico do Porto. Iniciou a sua actividade em 1987 e tem actualmente dois departamentos: Música e Teatro. Em 1995 foi criado no Departamento de Música o curso de Produção e Tecnologias da Música onde se pretende formar produtores e técnicos no domínio do audio. No presente ano lectivo iniciou a sua actividade o Laboratório de Acústica Musical que tem como objectivo realizar trabalhos de investigação na área da acústica musical e apoiar pedagogicamente as aulas. Em 1995 iniciou-se uma colaboração com a F.E.U.P. estando prevista a continuação e alargamento dessa colaboração.

O Laboratório de Acústica do Instituto da Construção (L.A.I.C.) tem a sua origem nos anos sessenta no então denominado Laboratório de Acústica e Ultra-Sons criado no seio da F.E.U.P. Transita no início dos anos setenta para o Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto. Em 1990 é integrado no Instituto da Construção onde conhece uma grande dinamização na sequência de um investimento de modernização e apetrechamento em equipamento através do PEDIP. Em meados de 1996 é acreditado pelo I.P.Q. para a realização de vários ensaios.

O Centro de Estudos de Física, Acústica e Telecomunicações (C.E.F.A.T.) é uma unidade de investigação e Desenvolvimento Tecnológico criada em Dezembro de 1993, sediada na F.E.U.P., para dar continuidade a várias actividades do ex-INIC e apoiar outras novas. Integra 5 linhas de investigação.

PROGRAMA

A QUEM SE DESTINA

INSCRIÇÃO

LOCAL E DATA

ORGANIZAÇÃO

INFORMAÇÕES


Última actualização em: 1999.10.30
Web Site por APOC