A FEUP Career Fair realiza-se de 16 a 19 de outubro de 2018, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), localizada no Pólo da Asprela.
A FEUP Career Fair é promovida pela Unidade de Cooperação da FEUP e integra-se no programa FEUP Career Path, designada neste regulamento por CO – Comissão Organizadora.
A FEUP Career Fair integra várias atividades:

Dias 16 e 17 de outubro:

  • Get Ready – Skills2Grow (conjunto de atividades/workshops sobre emprego e soft skills) – 10h00 às 19h00;

Dias 18 e 19 de outubro:

  • Espaço-Empresas (stands das empresas) –  18 e 19 outubro das 9h30 às 18h00;
  • Speed Talks (apresentação das empresas aos estudantes/graduados) – 18 e 19 de outubro entre 11h30 -13h00 e 16h30 – 18h00;
  • Flash Interviews (entrevistas de recrutamento) – 18 e 19 de outubro das 10h00 às 19h00;
  • Stand-Carreira(aconselhamento de carreira a estudantes e graduados) – 18 e 19 de Outubro das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
  • Blind Pitch (apresentações de estudantes finalistas e recém-graduados em 90s) – 18 de outubro das 14h00 às 16h00.
A participação dos estudantes e graduados nas atividades da FEUP CAREER FAIR é gratuita, mas implica inscrição on-line obrigatória no site do evento, no menu ESTUDANTES/GRADUADOS – submenu INSCRIÇÕES.

Get Ready – Skills2Grow

O Get Ready é constituído por um conjunto de workshops e sessões práticas sobre temas de emprego e softskills para estudantes e graduados- SKILLS2GROW – que decorrerá durante os dias 16 e 17 de outubro em horários a definir.

Para além dos workshops, no dia 17 de outubro serão dinamizadas MOCK INTERVIEWS que permitirão aos estudantes e graduados participarem na simulação de entrevistas, colocando-os assim perante uma situação muito semelhante àquela que irão encontrar nas entrevistas de emprego. As MOCK INTERVIEWS serão conduzidas por profissionais qualificados.

Os temas, oradores, salas e horários podem ser consultados no site do evento, no menu PROGRAMA – submenu GET READY –  SKILLS2GROW.

As inscrições para as MOCK INTERVIEWS decorrerão até ao dia 04 de outubro, em formulário próprio no menu ESTUDANTES/GRADUADOS – submenu INSCRIÇÕES  no site do evento.

Espaço-Empresas (stands)

O Espaço-Empresas (stands) é de acesso público a estudantes e graduados, bem como a toda a comunidade FEUP. O Espaço-Empresas, localizado no corredor B da Faculdade de Engenharia da UP, estará aberto ao público também à hora de almoço nos dias 18 e 19 de outubro.

As empresas presentes em stand podem ser consultadas no site do evento, no menu ESPAÇO-EMPRESAS. No menu EMPRESAS – sub-menu EMPRESAS PARTICIPANTES poderá ainda ser consultada informação mais detalhada sobre as empresas participantes em stand.

A CO disponibilizada aos participantes a utilização do sistema BEAMIAN – Digital You, através do qual será possível a passagem automática do CV para a empresa, sempre que o visitante passe o cartão no leitor de cada stand e o envio da informação das empresas visitadas no final do evento.

Speed Talks

As Speed Talks são sessões, com a duração de 1h30, na qual as empresas são desafiadas a fazer um pitch de 5 minutos que convença estudantes e graduados de que a empresa é o local ideal para estes iniciarem a sua carreira profissional. As empresas participantes fazem o seu pitch considerando como ponto de partida 2 questões geradoras:

  • Porquê trabalhar na empresa X?
  • O que te podemos oferecer?

Depois das empresas terem feito o seu pitch, o restante tempo será para perguntas e respostas. É esperada a participação ativa da plateia, aproveitando o momento para colocar questões e esclarecer eventuais dúvidas aos representantes das empresas.

As empresas presentes nesta atividade podem ser consultadas no site do evento, no menu PROGRAMA – submenu SPEED TALKS.

Flash Interviews 

As Flash Interviews consistem numa primeira entrevista de seleção e recrutamento (por parte das empresas), com a duração de 10/15 minutos por candidato; têm um carácter exploratório e destinam-se aos estudantes e graduados que se inscrevam na atividade e que sejam selecionados pelas empresas.

As empresas inscritas nesta atividade podem ser consultadas no site do evento no menu PROGRAMA – submenu FLASH INTERVIEWS.

Condições de participação:

  • As inscrições para esta atividade encerram no dia 30 de setembro;
  • Os participantes candidatam-se às ofertas disponibilizadas pelas empresas na Bolsa de Emprego da FEUP, mas com acesso direto através do site da Feira (consultar submenu Flash Interviews e clicar em cima do nome da empresa);
  • As ofertas têm no título a indicação FEUP Career Fair – ENTREVISTAS + nome da empresa;
  • Os estudantes e graduados formalizam a sua candidatura através do e-mail de recrutamento indicado na oferta, enviando o seu CV em PDF e uma carta de apresentação;
  • As empresas analisam as candidaturas e contactam diretamente os candidatos para marcação de entrevistas que serão realizadas na FEUP;
  • Se os candidatos pretenderem serem entrevistados por mais do que uma empresa, podem ir fazendo autonomamente a gestão dos horários, já que a cada empresa ficará afeta a uma data (18 ou 19 de outubro) e a um horário;
  • Os estudantes e graduados selecionados para as entrevistas devem fazer-se acompanhar de cópia do CV aquando da realização das entrevistas;
  • Espera-se a participação de empresas das várias áreas de Engenharia e a seleção de estudantes de todas as áreas de Engenharia previstas. Contudo, tal seleção está dependente da participação das empresas, pelo que se não houver interesse da parte das empresas em determinadas áreas de Engenharia, poderá não haver lugar a entrevistas de estudantes e graduados nessas áreas;
  • Durante 1 hora a empresa pode entrevistar individualmente ou em grupo, num espaço fechado (uma sala para cada empresa) e num ambiente “menos formal” do que o habitual das entrevistas de seleção, até um máximo de 6 estudantes/graduados.

Stand-Carreira

Stand-Carreira é um stand permanente de aconselhamento de carreira, representado por profissionais  qualificados que estará em funcionamento a 18 e 19 de outubro das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Blind Pitch

O Blind Pitch é uma atividade de marketing pessoal e profissional, que permitirá a 30 finalistas ou recém-graduados apresentarem-se em 90 segundos a uma “pool” de empresas.

Trata-se de uma oportunidade única de, num curto espaço de tempo, os participantes se darem a conhecer e demonstrarem o seu potencial empreendedor e de empregabilidade a um conjunto de potenciais empregadores e/ou parceiros de negócio, indo ao encontro de eventuais necessidades de recrutamento (emprego/estágios).

As empresas participantes nesta atividade podem ser consultadas no site do evento no menu PROGRAMA – submenu BLIND PITCH. 

Condições de participação:

  • As inscrições para esta atividade encerram no dia 30 de setembro;
  • Apenas podem participar nesta atividade até um máximo de 30 estudantes finalistas (2º ciclo) ou recém-graduados FEUP;
  • Os estudantes finalistas ou recém-graduados devem realizar formação para se prepararem para o pitch. A formação irá apoiá-los na construção do pitch através da identificação do seu objetivo profissional, do desenvolvimento/consolidação das suas competências de apresentação pessoal, de comunicação (verbal e não verbal) e de networking e ainda dicas sobre os cuidados a terem com a sua imagem;
  • A formação para o pitch acontece no dia 16 de outubro, em horário e data a designar;
  • Considerando o limite de vagas e as áreas de engenharia daqueles que se inscreverem a CO assegurará representatividade de todos os cursos de engenharia;
  • Caso o número de inscritos ultrapasse as 30 vagas disponíveis a CO desenvolverá um processo de seleção dos candidatos, no qual serão considerados os seguintes critérios de avaliação: a motivação da participação, a correspondência entre o perfil académico e/ou profissional com as áreas de interesse das empresas e ainda a representatividade dos cursos de engenharia;
  • Pretende-se que os candidatos sejam capazes de realizar uma apresentação do seu perfil pessoal, académico e profissional, destacando as suas competências-chave, trabalhos/projetos e atividades que possam ter interesse para os empregadores;
  • As empresas não saberão quem são os 30 participantes e não terão acesso, previamente, ao CV ou a qualquer outro documento de identificação;
  • No início da atividade será facultada a cada representante da empresa uma grelha de avaliação por cada pitch que deverá ser preenchida e entregue à CO;
  • No final das apresentações segue-se um momento de networking durante o qual os estudantes e recém-graduados entregarão em mãos o seu “Personal Card”, com as informações detalhadas sobre o seu percurso de vida (académico, pessoal, social);
  • As empresas, durante o networking, devem marcar (em local a designar) como favoritos 3 estudantes cujo desempenho avaliam como mais interessante.
Os estudantes e graduados inscritos nestas atividades e que, por imprevistos, não possam participar, devem comunicar a sua desistência para o e-mail careerfair@fe.up.pt.
A CO reserva-se o direito a limitar o número de estudantes e graduados nas várias atividades, no caso de se exceder o espaço disponível nas salas reservadas para o efeito.

Apesar de se prever a inscrição através do formulário de inscrições a entrada nas salas onde decorrem as atividades é gratuita e livre, pelo que a ordem de chegada é o critério determinante “first come, first served”.

A participação de estudantes e graduados FEUP na Feira está isenta de qualquer tipo de custo.
Por questões logísticas a CO reserva-se o direito de alterar os lugares de stand das empresas ou dias e horário das restantes atividades. As alterações serão anunciadas no site da Feira nos submenus das respetivas atividades, pelo que estudantes e graduados inscritos nestas atividades devem consultar o site oficial do evento.
O evento será divulgado nos meios de comunicação social, na Homepage da FEUP (Notícias e Calendário), na Bolsa de Emprego da FEUP, por e-mail para os estudantes e graduados FEUP cujos contactos se encontram disponíveis no SIGARRA, nas páginas do facebook da FEUP e do FEUP CAREER PATH www.facebook.com/feupcareerpath e no FEUPLink no LinkedIn.

As associações/núcleos estudantis que vierem a colaborar na organização do evento farão a divulgação do evento através dos seus meios de comunicação.

Espera-se a presença de cerca de 80 empresas nacionais e internacionais com interesse em recrutar para as diversas áreas de Engenharia e 8 empresas/entidades parceiras. A divulgação e informações sobre as empresas na FEUP Career Fair (presença em qualquer modalidade) encontra-se no site do evento, no menu EMPRESAS – submenu EMPRESAS PARTICIPANTES ou EMPRESAS PARCEIRAS.
Os dados recolhidos para efeitos de inscrição na FEUP Career Fair serão utilizados para a gestão logística do evento e as imagens fotográficas e de vídeo captadas durante o mesmo serão utilizadas para fins promocionais e noticiosos. Estes dados podem ainda ser usados na divulgação de futuras iniciativas relacionadas com a empregabilidade ou de aproximação entre a comunidade académica e as empresas participantes.
A CO reserva-se o direito de alterar a todo o momento este regulamento.