O PAÍS

Criado no século XII, Portugal é uma das mais antigas nações da Europa, descendendo de várias origens: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, europeus do norte e mauritanos. Localizado no extremo sudoeste do continente, Portugal é um país de conquistadores, homens e mulheres de visão, que conseguiu espalhar a sua língua e costumes por todo o mundo. À frente da exploração do mundo durante a Era dos Descobrimentos, os portugueses foram os primeiros europeus a navegar até África, ao longínquo Oriente e ao coração da América do Sul. Hoje em dia, é um país moderno e desenvolvido, membro da União Europeia desde 1986. Combina harmoniosamente as suas tradições com uma abordagem moderna para a inovação, empreendedorismo e parceria internacional.

Embora seja mais conhecido pelas suas praias e pelo clima ótimo durante todo o ano, Portugal é também rico em serras, planícies verdes e muitas outras paisagens magníficas. Estas características geográficas permitem a prática de atividades e desportos aquáticos, de montanha ou mesmo de inverno, na cidade ou no campo. Na verdade, Portugal é visto como um dos melhores países do mundo para praticar surf, e pelas suas ondas perfeitas tem atraído os surfistas mais conceituados e campeonatos internacionais desta modalidade.

Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada como a paisagem e o património. Tanto pode saborear um peixe grelhado e fresco, como um delicioso cozido à portuguesa numa mistura suculenta de sabores entre carnes e legumes. Na cozinha nunca pode faltar o excelente azeite português, e para acompanhar a refeição todo o país oferece bons vinhos, do tinto ao branco. Para sobremesa poderá deliciar-se com os doces conventuais, mas não deixe de provar o tradicional pastel de nata.

Todas estas particularidades criam a harmonia perfeita resultante da mistura com um dos nossos maiores tesouros: o prazer de bem receber. Portugal é, de facto, dos países que melhor acolhem os turistas: num estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, a hospitalidade e simpatia dos portugueses colocam-no no 7º lugar de uma lista de 140 países.

 

 Viajar em Portugal e na Europa

De norte a sul do país é possível observar uma mudança, não só de paisagem, mas também de hábitos gastronómicos, costumes e tradições, o que torna especialmente interessante viajar à descoberta das várias regiões. As possibilidades de transporte são diversas e a preços acessíveis por meio de avião, trem ou ônibus.

Situado entre a Europa e o enorme oceano Atlântico, Portugal funciona como plataforma de ligação entre o Brasil e os restantes países europeus, para onde operam todos os dias voos low cost do aeroporto do Porto.

Saiba mais sobre Portugal.