MORADIA

Para os estudantes que procuram moradia na cidade do Porto existem vários tipos de soluções possíveis, dependendo das preferências e orçamento de cada um.

 

Residências privadas

Dado o aumento pela procura de acomodação, empresas privadas estabeleceram-se no Porto com uma oferta elevada de quartos para estadias de médio ou longo prazo. Em 2019 estas empresas apresentam cerca de 800 novas camas na Asprela, numa distância de apenas 5 minutos a pé da Faculdade de Engenharia. E estima-se que em 2020 outras empresas se juntem com mais de 1500 novas camas na cidade do Porto. Trata-se de residências universitárias de luxo que, para além dos serviços básicos, incluem um pacote interessante de serviços como ginásio, piscina, porteiro permanente, entre outros. Os preços variam entre 435 EUR/pessoa (quarto partilhado) e 700 EUR/pessoa (quartos individuais).

Apartamentos privados

Você pode alugar um apartamento sozinho ou então junto com colegas, para partilhar as despesas. Nos primeiros tempos, a solução mais simples é mesmo alugar um quarto dentro de um apartamento onde todos os quartos são arrendados a estudantes como você.

Os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas, sendo normalmente exigidos dois meses de renda em avanço. Como consequência do aumento do turismo na cidade, os preços têm vindo a aumentar. Apesar disso, os preços são acessíveis comparando com Lisboa ou mesmo com as principais cidades europeias.

Há várias formas de procurar um quarto ou apartamento:

  • Lugares estratégicos onde sejam afixados anúncios, como universidades, centros comerciais, cafés, quiosques, etc.;
  • Anúncios de jornal;
  • Websites como:
    UniPlaces – com o código promocional “FEUP10” tem acesso a 10% de desconto na taxa de serviço;
    OLX
    Sapo Casas
    Wimdu
    Flat in Porto

Enquanto procura o melhor lugar para morar, pode ainda ficar hospedado num dos muitos hostels espalhados pela cidade. Veja neste website mais informações.

Residências da Universidade do Porto 

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) facultam, nos três pólos da U.Porto, nove residências universitárias com capacidade limitada e especialmente direcionadas para estudantes com dificuldades financeiras. Normalmente, as listas de espera para as residências universitárias são longas, não sendo possível responder a todos os pedidos. Para mais informações, por favor consulte o site sigarra.up.pt/sasup