MORADIA

Para os estudantes que procuram moradia na cidade do Porto existem, essencialmente, dois tipos de soluções: residência universitária ou apartamento privado.

 

Residências universitárias

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) facultam, nos três pólos da U.Porto, nove residências universitárias com capacidade para 1216 estudantes. As residências destinam-se a estudantes da U.Porto que, pelas suas condições socioeconómicas, pela distância ou dificuldade de transporte, não possam residir com o agregado familiar e necessitem de apoio ao nível do alojamento para que possam prosseguir os seus estudos. O alojamento é atribuído prioritariamente aos estudantes bolseiros. Todos os anos existe um número limitado de quartos disponíveis para estudantes estrangeiros. Como este número é muito menor que o número de pedidos, os SASUP não podem garantir a obtenção de lugares por todos os interessados.

São seis as residências universitárias disponíveis aos estudantes estrangeiros:

  • Campo Alegre – Rua do Campo Alegre, 1395
  • Paranhos – Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
  • Bandeirinha – Rua da Bandeirinha, 66
  • Alberto Amaral – Rua de D. Pedro V, 223
  • Campo Alegre, Pólo III – Estudantes de Pós-graduação – Rua do Campo Alegre
  • José Novais Barbosa – Rua da Pena, s/n

Todos os estudantes que pedem alojamento nas residências universitárias recebem informações referentes ao estado do seu pedido. Os pedidos são processados por ordem de chegada, pelo que os primeiros a chegar deverão ter prioridade. Para obter mais informações visite o site dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto – SASUP.

 

Apartamentos privados

É muito comum alugar um apartamento e partilhá-lo com outros estudantes, sendo esta uma solução mais cómoda do que o alojamento em residência universitária, pois permite usufruir de uma maior liberdade e flexibilidade, sobretudo no que diz respeito a horários. Nos últimos anos tem-se verificado uma procura cada vez maior de casas para alugar, acompanhando o número crescente de estudantes internacionais na cidade do Porto e o aumento do turismo. Os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas, sendo normalmente exigido dois meses de renda em avanço.

Existem vários websites que podem auxiliar na procura de um apartamento. O UniPlaces é especialmente interessante por ter a possibilidade de pesquisa por instituição de ensino, ajudando assim a encontrar opções de moradia na zona da faculdade; pode utilizar neste site o promo code FEUP10 para ter 10% de desconto nas taxas de serviço. Poderá também procurar em sites como o da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), o Imovirtual, Sapo Casas, Bolsa Caixa Imobiliário, Wimdu, Flat in Porto e a Gallery House Residence.

Enquanto procura o local ideal para morar, há vários hostels na cidade do Porto onde poderá ficar. Neste site poderá encontrar mais informações.