SERVIÇOS

Para além dos serviços básicos comuns a praticamente todas as instituições de ensino superior, a FEUP presta também atenção a um conjunto de serviços que procuram tornar a experiência dos seus estudantes ainda mais agradável e enriquecedora. Aqui ficam alguns exemplos.

 

Integração Profissional

A FEUP apoia a integração profissional dos estudantes e recém-diplomados, bem como a gestão de carreira dos seus alumni, não só através de uma plataforma online que contém ofertas de emprego e estágios a nível nacional e internacional, como também da orientação e aconselhamento vocacional.

A criação do programa de desenvolvimento de competências, recrutamento e carreira FEUP Career Path veio igualmente enriquecer o apoio na integração profissional.. Este programa, que decorre ao longo de todo o ano, é composto por sessões de orientação e aconselhamento vocacional, divulgação e promoção de estágios profissionais, dinamização de workshops, para além da feira de emprego FEUP Career Fair, que possibilita o contacto de estudantes, recém-graduados e alumni com empresas nacionais e internacionais.

 

Apoio ao Empreendedorismo

A FEUP pretende incutir nos seus estudantes um espírito empreendedor. Neste sentido, são desenvolvidas várias iniciativas com vista à promoção do empreendedorismo como competência pessoal e profissional e como incentivo à criação do próprio emprego:

  • Consultório de Ideias – atividade conjunta da FEUP e da NET-BIC que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas sobre ideias de negócio e o aconselhamento no âmbito da criação de empresas inovadoras de base tecnológica;
  • Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo – atividade que resulta da parceria da FEUP com a JuniFEUP e a PSZ Consulting, e que é constituída por sessões de consultoria na área do empreendedorismo, assim como pela sobreavaliação de ideias de negócio, diagnóstico da capacidade empreendedora, elaboração de planos de negócio e apoio no acesso a incentivos financeiros para a criação de empresas;
  • Apoio à criação de spin-offs e start-ups, através da divulgação de programas de incentivo à criação de empresas e da disponibilização de contactos de empresas de consultoria, capitais de risco e business angels que apoiam a criação de novas empresas, bem como de incubadoras de empresas e de Business Innovation Centres (BIC’s).

 

Apoio Curricular

Durante as aulas há assuntos que, por vezes, ficam por esclarecer e dúvidas por colocar, por isso, na FEUP funcionam os chamados “Consultórios” de Matemática, Física e Programação, que são nem mais nem menos que sessões de apoio em disciplinas consideradas como de base para a formação em Engenharia.

Estes Consultórios destinam-se ainda a rever matérias do ensino secundário, que poderão estar já esquecidas, não ter sido dadas.

 

Suporte a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

A FEUP, através do Gabinete de Orientação e Integração (GOI) pretende contribuir para o bem-estar e integração de todos os estudantes, dando particular atenção aos estudantes com deficiência e /ou necessidades educativas especiais (NEE’s).

Os estudantes com NEE’s poderão sentir mais dificuldades no processo de aprendizagem e participação no contexto académico, decorrentes da interação dinâmica entre fatores ambientais (físicos, sociais e atitudinais) e/ou limitações nos domínios da audição, da visão, motor, da saúde física e outros.

Assim, o GOI apresenta um serviço gratuito de fornecimento de informações úteis (direitos, legislação, entidades de apoio) e de sensibilização da comunidade FEUP para estas questões, apresentando-se disponível para todos os estudantes.

 

Apoio Médico e Psicológico

Os estudantes da FEUP podem usufruir de apoio médico e psicológico gratuitos. O apoio médico é garantido pela Universidade do Porto e engloba várias especialidades, tais como clínica geral, psiquiatria, ginecologia e medicina dentária. Devido à elevada procura por parte dos estudantes, normalmente as consultas têm de ser marcadas com bastante antecedência.

O apoio psicológico pode ser obtido diretamente na FEUP, no Gabinete de Orientação e Integração (GOI), que dispõe de duas psicólogas especializadas. Este serviço pode envolver a consulta psicológica, que tem em vista a orientação para a procura de alternativas e o desenvolvimento de estratégias para a resolução dos problemas, ou o aconselhamento em questões de âmbito pessoal, social ou académico. Informação sobre candidaturas a bolsas de estudo, alojamento, entidades de apoio social, e processo de integração na faculdade são também algumas das questões frequentemente abordadas.