ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

Para além da formação curricular, os estudantes da FEUP têm acesso a um conjunto de atividades extracurriculares que contribuem para o seu enriquecimento como pessoas e como profissionais.

A FEUP e a Universidade do Porto disponibilizam a todos os estudantes um conjunto alargado de atividades, mas o currículo académico pode ser preenchido com muito mais que isso: associações e núcleos estudantis, desporto, teatro, música, voluntariado… a variedade é tanta que o difícil é escolher.

 

Voluntariado U.Porto

O objetivo é estimular a comunidade académica, em especial os estudantes, a envolverem-se em atividades de responsabilidade social com vista à promoção do bem comum e de uma maior justiça social, em regime livre, generoso e totalmente voluntário.

Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para o voluntário, o assumir de um compromisso, de acordo com os princípios prosseguidos pela U.Porto.

 

Sociedade de Debates

Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) é uma organização sem fins lucrativos, liderada e fundada por estudantes da U.Porto, que se dedica ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua, do amor à língua, às palavras e às ideias.

Tem como objetivo principal despertar o sentido crítico, contribuir para o aperfeiçoamento de competências retóricas, para o desenvolvimento do sentido de humor, da capacidade de improviso, da capacidade de exprimir opiniões e de usar a oralidade como veículo de transmissão de ideias.

Os seus cerca de 500 membros organizam debates e eventos de formação e competem internacionalmente com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.

 

G.A.S.Porto

O G.A.S.Porto é uma ONG criada em abril de 2002 que desenvolve projetos de voluntariado na cidade do Porto em parceria com 18 instituições sociais, trabalhando com crianças de bairros sociais, jovens institucionalizados, idosos isolados, pessoas com deficiência mental, sem-abrigo e mães adolescentes. O seu trabalho estende-se além fronteiras, a Moçambique e Timor-Leste, onde são desenvolvidos projetos nas áreas da educação e da saúde

O G.AS.Porto conta atualmente com cerca de 400 voluntários.

 

Clube de Empreendedorismo

O CEdUP é o primeiro clube de empreendedorismo universitário do país. Tem como objetivo unir e apoiar estudantes, alumni e funcionários da U. Porto com vontade de empreender, incentivando ao desenvolvimento de um espírito empreendedor nos vários desafios profissionais de cada um.

 

Equipa de Técnicos e Hospedeiros FEUP

O Centro de Eventos da FEUP gere uma bolsa de técnicos e hospedeiros que obtêm formação especializada e prestam apoio nos inúmeros eventos realizados na FEUP. Esta atividade é devidamente remunerados de acordo com o trabalho realizado.

Todos os estudantes se podem candidatar a esta atividade, devendo passar sempre por um período de avaliação e seleção.

 

Oficinas de Pintura e de Música

Durante todo o ano decorrem as Oficinas de Pintura e Música, abertas a todos os estudantes, docentes e restantes colaboradores:

  • Oficina de Pintura

A Oficina de Pintura tem como objetivo a aquisição de conhecimentos das técnicas de pintura a óleo, acrílico e técnicas mistas, conhecer a cor (sistemas de cor, cores primárias, complementares) e familiarizar-se com os estilos e a história da pintura.

A Oficina de Pintura da FEUP é orientada por Paulo Jesus, Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

  • Oficina de Música

A Oficina de Música é um projeto promovido pelo Comissariado Cultural, e integra uma orquestra e um grupo vocal compostos por membros da comunidade FEUP. O repertório abrange música pop, jazz, blues, bossa nova, funk, entre outros géneros musicais.

A direção do grupo está a cargo de dois músicos profissionais com grande experiência neste tipo de iniciativas: José Eduardo Gomes (direção de orquestra), Fátima Serro (direção de grupo vocal) e Paulo Gomes (Grupo de Jazz).

 

Engenharia Rádio

A Engenharia Rádio é um projeto da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), sendo totalmente gerida por estudantes. Trata-se de uma rádio com uma grande variedade de programase de estilos musicais. O objetivo é continuar a fazer cada vez mais e melhores programas, de forma a criar uma rádio na qual os estudantes universitários se identifiquem e participem ativamente.

Para ouvir a emissão ou saber mais sobre a Engenharia Rádio, clique aqui.