MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
OBJETIVOS GERAIS
Preparação dos estudantes para uma carreira profissional em atividades práticas ou de investigação em Engenharia Química ou em áreas afins. Acentuando uma cultura prática de engenharia em simultâneo com a atividade de projeto, o ciclo de estudos oferece aos estudantes a possibilidade de adquirirem competências mais específicas numa das seguintes especializações: i. Processos e Produto; ii. Energia; iii. Biotecnologia; ou iv. Ambiente.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Da perspetiva de formação, o Mestrado em Engenharia Química pro- move o desenvolvimento ou aquisição das seguintes competências:
– Analisar e resolver, de forma científica e sistemática, problemas fundamentais e complexos em Engª. Química e áreas afins, recorrendo a métodos inovadores;
– Ter consciência e aplicar os métodos disponíveis para a conceção, projeto, implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, bem como no desenvolvimento de novos produtos, processos e metodologias;
– Planear e executar atividades de investigação, teórica ou experimental, de forma independente;
– Ser capaz de trabalhar e comunicar em equipas, sejam elas multidisciplinares ou de diferentes níveis, em contexto nacional ou internacional.
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A base de formação transversal do ciclo de estudos é a Engenharia Química com possibilidade de especialização num de quatro domínios, juntamente com formação nas áreas de gestão, segurança, qualidade e desenvolvimento pessoal. A prática da engenharia é acentuada através de uma perspetiva pedagógica em constante renovação, aliada a um esquema de aprendizagem virado para o projeto de engenharia alargado a áreas afins à Engenharia Química.
Assim, para além de um conjunto de unidades curriculares transversais, o percurso do estudante inclui conteúdos específicos de acordo com a especialização escolhida, bem como conteúdos opcionais que poderão estar ou não alinhados com essa mesma especialização. As metodologias de ensino privilegiam uma formação mais aplicada e prática, com maior autonomia dos estudantes e predominância de práticas de avaliação contínua/distribuída.
ESPECIALIZAÇÕES
Processos e Produto; Energia; Biotecnologia; Ambiente.