MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE

OBJETIVOS GERAIS

Promover a excelência da qualificação em aspetos centrais da Engenharia do Ambiente, incluindo a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactos negativos da atividade humana no Ambiente.

Para tal, oferece uma formação que deverá estar sustentada numa forte formação prévia nas ciências básicas assim como nas ciências de engenharia (adquirida ou consolidada neste de acordo com o perfil dos candidatos).

Adicionalmente, oferece uma formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente, garantindo o tratamento aprofundado dos seus aspetos formativos essenciais. Por fim, permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante, nomeadamente através da escolha de unidades curriculares optativas.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Aquisição de competências para desempenho pleno da profissão de Engenheiro(a) do Ambiente.

Os objetivos educacionais constam dos descritores CDIO, capacitando os estudantes de conhecimentos, aptidões e competências de nível 1 a 4. Apresenta-se um leque de unidades curriculares tecnológicas (1.3), que permitem, com UC de gestão ambiental (1.3) e de cariz aplicado e experimental (2.1-2.3) o desenvolvimento de aptidões e competências para o completo desenvolvimento de projetos, estudos de avaliação ambiental e operação e gestão de sistemas ambientais aos níveis industrial, urbano ou comercial (4.1-4.6). As competências interpessoais são adquiridas pelos métodos de ensino e pela existência de UC de competências transversais (3.1-3.3).

 

METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A estrutura curricular apresenta UC do tipo teórico/teórico-prático (T/TP), teórico-prático (TP), laboratorial (PL) e de orientação tutorial (OT). São realizadas aulas expositivas com enfoque nos fundamentos teóricos e sua aplicação (T/TP ou TP). Nas aulas PL realizam-se trabalhos práticos, geralmente em grupo. Os estudantes participam em visitas de estudo, assistem a palestras e concretizam trabalhos com forte aplicação prática. O processo de ensino-aprendizagem está centrado no trabalho autónomo e tutorado do estudante; é efetuada uma monitorização da evolução e da aquisição de conhecimentos, valorizando a sua participação e realizando avaliações periódicas. As UC de anteprojeto e de dissertação propiciam trabalho autónomo com tutoria por um docente da especialidade. As metodologias de ensino e avaliação são diversas e adequadas para aquisição dos conhecimentos e a obtenção das aptidões e competências técnicas, pessoais, interpessoais definidas para o ciclo de estudos.

 

PLANO DE ESTUDOS 2022/2023

TAXA ANUAL

Estudantes CPLP: 330€ X 10 prestações* (inclui redução de 45%)

Estudantes Europeus: 150€ X 10 prestações*

*Ano académico 2021/2022.

Verifique a lista completa de propinas (taxas) aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

55€

IDIOMA

Maioritariamente em inglês

REGIME

Diurno

PERÍODO LETIVO

Setembro – Julho

VAGAS*

1ª Fase 4

2ª Fase 4

3ª Fase 7

DURAÇÃO

2 anos ( 2º Ciclo)

SITE DO CURSO

fe.up.pt/mea

CANDIDATURAS

Clique aqui

Note: Estudantes não Europeus devem candidatar-se na 1ª fase devido à necessidade de visto; as vagas não ocupadas transitam para as fases seguintes.