MESTRADO EM BIOENGENHARIA
OBJETIVOS GERAIS
O principal objetivo é a formação especializada de estudantes para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas complexos de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia dos dispositivos, de processos e da engenharia molecular, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico.
Pretende-se que os graduados sejam capazes de conceber, projetar, implementar ou manter sistemas e serviços em domínios específicos da Bioengenharia. Pretende-se também assegurar que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e experimentais avançados num no limitado de técnicas de investigação, para desenvolver capacidades de realização de investigação científica de alto nível de carácter fundamental e/ou aplicado, segundo os padrões de qualidade e éticos internacionalmente aceites.
Nos objetivos de formação inclui-se ainda o desenvolvimento de competências transversais direta ou indiretamente relacionadas com a área científica do ciclo de estudos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os mestres devem ser capazes de conceber, projetar, implementar e operar sistemas complexos, geradores de valor acrescentado, num contexto de sustentabilidade ambiental e social, e de ética profissional e social. Acresce uma formação cívica integral, com formação extracurricular. Os estudantes devem adquirir capacidades e atitudes que lhes
proporcionem, o desempenho desejável em trabalho de grupo em ambientes multiculturais e multidisciplinares, na inovação, e como agentes de mudança. Os objetivos da aprendizagem do MBIO foram desenhados tendo por base os referenciais CDIO e EUR-ACE.
Os descritores CDIO visam a aquisição de proficiência em: ciências básicas; ciências da engenharia; tecnologias da sua área de formação; gestão de projeto, implementação e operação de sistemas; capacidades e atitudes interpessoais e profissionais; e conceção, projeto, operação de sistemas na empresa e no contexto social. Estes descritores estão já adaptados às exigências da acreditação nos EUA pelo ABET.
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
As metodologias adotadas (atividades letivas teóricas, teórico-práticas, práticas laboratoriais, e de orientação tutorial) para a generalidade das unidades curriculares do ciclo de estudos permitem uma abordagem de treino sistemático de aplicação dos conhecimentos adquiridos (formação teórica) às aptidões e competências a adquirir (formação prática). Ao executar várias tarefas de laboratório, os estudantes recebem formação completa em técnicas avançadas de laboratório e tecnologia.
O programa também inclui várias tarefas e projetos integrados, a serem realizados individualmente ou em grupo, envolvendo tutoriais nas quais os estudantes podem discutir o seu trabalho com os professores. Isso permite que os estudantes correlacionem diversos aspetos do conhecimento e o apliquem em várias situações práticas envolvendo Bioengenharia – além de desenvolver competências pessoais e capacidades de resolução de problemas, bem como de análise, síntese e avaliação.
ESPECIALIZAÇÕES
Engenharia Biomédica, Bioengenharia Molecular, Engenharia Biológica.