ESTUDOS AVANÇADOS EM SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE ENERGIA

ENQUADRAMENTO

O curso de Estudos Avançados em Sistemas Susentáveis de Energia distingue-se pela estimulação da formação de estudantes no sentido de criar novos líderes capazes de desenvolver e implementar estratégias inovadoras em situações reais de desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Energia.

O currículo do curso EASSE possibilita estas vantagens competitivas através de atividades curriculares rigorosas, delineadas por um corpo docente de nível internacional, incluindo a participação do Massachussets Institute of Technology (MIT) no âmbito do Programa MIT-Portugal.

O Curso de Formação Avançada aborda um conjunto único de áreas fulcrais multidisciplinares em sistemas de energia. O modelo de formação único oferecido, no âmbito do Programa MIT-Portugal é ainda valorizado por um conjunto de outras ações previstas, que incluem:

• Unidades curriculares lecionadas por videoconferência entre todas as Universidades;
  • Seminários anuais em Sistemas Sustentáveis de Energia- elementos do MIT e das Universidades portuguesas irão promover a implementação de seminários anuais onde se discute o progresso do trabalho desenvolvido na área dos SSE.

A formação de nível pós-graduação em SES prepara os alunos para desenvolver Investigação que irá:

• Criar novos conhecimentos através de I & D, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologia em sistemas energéticos sustentáveis, onde a resposta à procura de energia é efetuada com um uso mínimo de recursos naturas não-renováveis, considerando-se a grande diversidade de situações em todo o mundo;
  • Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, instituições de governação e a sociedade, para a identificação e implementação de inovações tecnológicas e políticas energéticas sustentáveis.

OBJETIVOS

O objetivo do curso de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia consiste em promover uma nova geração de líderes em sustentabilidade e economia dos sistemas de energia, bem como gerar e comunicar novos conhecimentos em áreas fundamentais dos sistemas de energia. O nosso foco está em combinar um esforço multidisciplinar, incluindo os domínios da engenharia e da economia, no âmbito da análise e projeto de sistemas de energia no contexto do desenvolvimento sustentável.

A formação de pós-graduação em SSE irá assim preparar estudantes para o desenvolvimento de investigação fundamental, a qual irá permitir:

. Criar conhecimento baseado em programas avançados de formação (DFA/DEA) e no estado da arte em I&D (PHD) em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias sob o enquadramento dos sistemas sustentáveis de energia, onde a procura de energia é satisfeita com o mínimo de recursos não renováveis, tendo em consideração diferentes cenários geográficos e socioeconómicos;

. Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, governo e sociedade, visando a identificação e implementação sustentável de novas políticas energéticas, de ciência e tecnologia e de inovação.

DESTINATÁRIOS

Tendo o Inglês como língua oficial do Programa, o DFA em SSE está aberto a candidatos de todo o mundo, que queiram substanciar o seu interesse em desenvolver as suas carreiras profissionais na área dos sistemas de energia, através de acções de formação avançada, com o intuito de promover o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias verso a sustentabilidade dos sistemas de energia, recorrendo à análise de interacção de sistemas complexos com a sociedade e a economia.

Neste contexto, o DFA em SSE é especialmente orientada para quadros de empresas que queiram adquirir conhecimentos de natureza multidisciplinar, com ênfase na análise e projecto de sistemas de energia, que visem a sustentabilidade dos sistemas energéticos, nas suas componentes: económica, tecnológica, ambiental, social, assim como na definição de novas políticas estratégicas.

Os candidatos interessados na admissão ao programa devem ter uma formação académica/profissional em áreas afins aos principais temas em estudo. Uma formação adequada à participação no programa inclui a formação nas áreas da Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa.

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

O curso Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia visa formar Investigadores capazes de propor, promover e realizar Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Energia, incluindo as componentes de procura, oferta e transporte, numa perspetiva de Sustentabilidade.

Espera-se que no final do ciclo de estudos os estudantes revelem um perfeito domínio do método científico, uma profunda compreensão das cadeias de conversão energética na sua globalidade e do  conceito de Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, económica e social, e capacidade de modelação e análise de  sistemas energéticos ou de componentes significativas dos mesmos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Investigação e atividades de extensão em Instituições de I&D, atuando na área da Energia.

Consultoria avançada em empresas industriais e prestadoras de serviço, atuando na área da Energia.

PLANO DE ESTUDOS 2021/2022

TAXA ANUAL

Estudantes CPLP: 2750€/ano

Estudantes Europeus: 2750€/ano

*Ano académico 2021/2022

Verifique a lista completa de propinas (taxas) aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

IDIOMA