ESTUDOS AVANÇADOS EM REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO EDIFICADO

ENQUADRAMENTO

A reabilitação do património edificado é um dever da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento para o setor da construção. O leque de intervenções possíveis é muito alargado, incluindo a preservação do património monumental, a reabilitação profunda de edifícios antigos e a resolução de patologias de edifícios mais recentes. A intervenção no património edificado, quando efetuada corretamente, permite também ganhos ao nível da sustentabilidade, durabilidade, eficiência energética e conforto.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através do Departamento de Engenharia Civil, é reconhecidamente um centro de excelência em diversos domínios técnico-científicos, em particular no domínio da Reabilitação do Património Edificado.

O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE), com a duração de um ano letivo, corresponde a um conjunto de doze unidades curriculares que asseguram 60 ECTS, permite que os estudantes obtenham competências para a intervenção no património.

OBJETIVOS

O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado, no domínio da Engenharia Civil e Arquitetura, oferece uma preparação tecnológica sólida e multidisciplinar, necessária à correta intervenção no património edificado. O diploma inclui formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura. Destina-se a Engenheiros Civis e Arquitetos que tenham completado o 2º ciclo do novo modelo de Bolonha ou que possuam uma licenciatura pré-Bolonha.

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

A conclusão com aprovação do curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado dará direito à emissão de um Diploma (não conferente de grau) emitido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Aos alunos que apenas completem algumas unidades curriculares será emitida uma certidão comprovativa de frequência com aprovação dessas disciplinas.

MAIS INFORMAÇÕES

DOWNLOAD DE FOLHETO INFORMATIVO AQUI.

TAXA ANUAL

Estudantes CPLP: 2750€/ano

Estudantes Europeus: 2750€/ano

*Ano académico 2020/2021.

Verifique a lista completa de propinas (taxas) aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

IDIOMA

REGIME

Pós-laboral

PERÍODO LETIVO

Setembro – Julho

1ª Fase 5
2ª Fase 10
3ª Fase 5
(Total 20)

Note: Estudantes não Europeus devem candidatar-se na 1ª ou 2ª fases devido à necessidade de visto; as vagas não ocupadas transitam para as fases seguintes.

DURAÇÃO

1 ano