ESTUDOS AVANÇADOS EM INOVAÇÃO E ENGENHARIA DO PRODUTO

ENQUADRAMENTO

O Technology Management Enterprise Program (TME) é um programa de mestrado executivo oferecido no âmbito do programa MIT Portugal.
Os candidatos ao curso de Estudos Avançados em Inovação e Engenharia de Produto devem possuir um diploma de 2º ciclo de Bolonha, um mestrado ou um diploma de cinco anos (Licenciatura) além de experiência profissional.

OBJETIVOS

O TME é um curso de 2 semestres com 10 unidades curriculares obrigatórias e um projeto de investigação. Os alunos da TME devem realizar um total de 90 ECTS: 60 ECTS da componente curricular e 30 ECTS do Projeto de Investigação.

O Projeto de Investigação deve ser um trabalho original realizado ao longo do programa TME ou derivado do trabalho relacionado com a/uma empresa. De qualquer forma, o tema e o conteúdo do projeto de pesquisa devem estar dentro do tema do TME e consistentes com o escopo da área  focal do Programa  MIT Portugal – EDAM (Engenharia de Design e Fabricação Avançada).

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Todos os cursos estão integrados numa estrutura de base com cursos de satélite complementares. A estrutura base compreende:
  • Design do produto: métodos para gerar idéias e desenvolvimento de produtos de front-end. Pesquisa de mercado e avaliação de tecnologia. Os alunos apresentarão idéias para novos produtos e estabelecerão a viabilidade do produto.
  • Desenvolvimento de Produto: Levando o conceito da Design do Produto e desenvolvendo-o até a fabricação. Design mecânico, seleção de materiais, modelagem de custos e impacto ambiental são considerados. É necessário um protótipo de trabalho físico, mostrando a maioria dos recursos do produto.
  • Gestão Sistemas de Fabrico: projeto, planejamento e melhoria de organizações baseadas em fabricação, incluindo sua cadeia de suprimentos estendida. Compreensão de princípios e conceitos de gerenciamento de Lean Manufacturing e Supply Chain e aquisição de competências e habilidades nas ferramentas e técnicas que suportam o projeto e a melhoria contínua dos sistemas de fabricação lean e ágil.
  • Sistemas de Engenharia: compreensão do design e desenvolvimento de produtos e integração entre tecnologia, gestão e sociedade. Ele fornece maneiras de pensar sobre produtos e desenvolvimento de produtos em um contexto mais amplo e profundo, apreciando a importância de múltiplas perspectivas em sistemas de compreensão.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os graduados TME serão capazes de liderar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de produtos e operações de fabricação para enfrentar múltiplos desafios no projeto e fabricação de engenharia, incluindo: desenvolvimento de produtos inovadores, soluções avançadas de processamento / fabricação e otimização de processos de produção sob uma perspectiva integrada do ciclo do produto . Os graduados obtêm um Certificado formal de Estudos Avançados após a conclusão.

PLANO DE ESTUDO 2021/2022

TAXA ANUAL

Estudantes CPLP: 3000€/ano

Estudantes Europeus: 3000€/ano

*Ano académico 2021/2022

Verifique a lista completa de propinas (taxas) aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

IDIOMA