ENGENHARIA QUÍMICA

OBJETIVOS

São objetivos gerais da Licenciatura em Engenharia Química:

  • Preparar os estudantes para uma carreira em atividades práticas na área da Engenharia Química, em diversos ambientes industriais e profissionais, ou dotá-los de competências para ingressarem num 2º ciclo em Engenharia Química ou em áreas afins;
  • Preparar os estudantes para ambientes tecnológicos em rápida mudança, com o conhecimento central na área da Engenharia Química, mas também para o desenvolvimento multidisciplinar e pessoal ao longo das suas carreiras profissionais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Da perspetiva de formação, a Licenciatura em Engenharia Química promove o desenvolvimento ou aquisição das seguintes competências:

  • Entender a natureza e dimensão das indústrias transformadoras com laços estreitos com a Engª. Química;
  • Compreender os princípios da física, química e biologia e sua aplicação em processos de análise;
  • Adquirir os conhecimentos necessários em áreas das ciências de base e nucleares do ciclo de estudos que permitam a resolução de problemas fundamentais em Engª. Química;
  • Ter a consciência dos métodos disponíveis para a implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, com todas as implicações inerentes;
  • Ser capaz de comunicar eficazmente com especialistas e não especialistas, utilizando as ferramentas mais adequadas.

 

METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O perfil de formação do ciclo de estudos é o da Engenharia Química, com base nas ciências físicas (Química e Física) e nas ciências da vida (Biologia), juntamente com conhecimentos de Matemática e conteúdos de desenvolvimento pessoal. A cultura geral (prática) da engenharia é acentuada através de uma perspetiva pedagógica em constante renovação.
Assim, o percurso do estudante durante o ciclo de estudos inicia-se com a formação em unidades curriculares (UCs) na área das ciências básicas, e evolui para UCs mais específicas das áreas de ciências de engenharia e engenharia química. As metodologias de ensino vão-se também adaptando desde uma formação inicial mais teórica até uma formação mais aplicada e prática, com maior autonomia dos estudantes nos últimos anos. A tipologia e metodologias de ensino de cada UC acompanham esta evolução, adaptando-se ao nível de aprendizagem que se pretende alcançar.

 

PLANO DE ESTUDOS 2022/20223

TAXA ANUAL

330€ X 10 prestações (inclui redução de 45% para estudantes CPLP)*

*ano académico 2021/2022

Verifique a lista completa de propinas (taxas) aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

100€

IDIOMA

Português

REGIME

Diurno

PERÍODO LETIVO

Setembro – Julho

VAGAS

14

A eventual chamada de candidatos “não colocados” (suplentes) será efetuada através de mensagem enviada para o endereço de email indicado no processo de candidatura.

3 anos (1º Ciclo)