ENGENHARIA ELETROTÉCNICA
E DE COMPUTADORES

OBJETIVOS

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) da FEUP dotará os estudantes de uma sólida formação de base em EEC, que lhes permitirá:

•  adquirir conhecimentos especializados em ciclos de estudos mais avançados nas áreas de Automação, Energia ou Telecomunicações, Eletrónica e Computadores;
  • acompanhar a evolução de conhecimentos e tecnologias da EEC ao longo da carreira profissional.

A formação é praticamente igual para todos os estudantes, incidindo em áreas fundamentais da EEC e complementada com uma formação apropriada em ciências fundamentais e ciências fundamentais de engenharia. Estimulam-se as competências transversais, tanto nas unidades curriculares (UCs) nucleares como através de UCs de competências não-técnicas em Engenharia e de um projeto integrador final. No âmbito das UCs, as competências transversais são desenvolvidas em trabalhos e projetos realizados em grupo, apresentações orais, elaboração de relatórios técnicos e organização de sessões técnicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os estudantes da LiEEC deverão adquirir uma formação sólida em Matemática (Álgebra, Análise Matemática, Métodos Numéricos, Probabilidades e Estatística), Física (Mecânica e Ondas, Termodinâmica e Estrutura da Matéria, Eletromagnetismo); adquirirão uma formação sólida em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: Análise de Circuitos, Sinais e Sistemas (contínuos e discretos), Teoria do Controlo, Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores, Programação, Instrumentação e Medição, e Sistemas Elétricos de Energia. Os estudantes ficarão aptos a analisar sistemas elétricos e eletrónicos de alguma complexidade, a explicar quantitativamente os seus princípios de funcionamento e a avaliar o respetivo desempenho. Deverão também desenvolver capacidades de conjugar eficazmente diferentes facetas da EEC colaborando em projetos multidisciplinares em EEC. Deverão desenvolver a capacidade de expressão, de trabalho em equipa e de liderança, e adquirir sensibilidade a questões éticas e ambientais.

METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O perfil de formação que este ciclo de estudos pretende atingir confere aos graduados uma formação cuidada nas ciências básicas da Engenharia, bem como uma formação abrangente nos fundamentos das grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Eletrotécnica e Computadores (EEC). Ao longo do ciclo de estudos vai-se passando de unidades curriculares com ênfase nas ciências básicas até às de âmbito mais tecnológico. A formação apresenta um caráter mais teórico no 1º e 2º ano, passando a uma natureza mais aplicada aos diferentes domínios da EEC, e com maior autonomia dos estudantes, no 2º e 3º ano. O ensino é amplamente apoiado no desenvolvimento de atividades laboratoriais, nomeadamente aproveitando os laboratórios de ensino disponíveis para trabalhos práticos autónomos. As tipologias de aulas (teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais) e as metodologias de ensino de cada unidade curricular são baseadas na resolução de problemas e na realização de trabalhos experimentais, sendo devidamente adaptadas ao nível de aprendizagem pretendido em cada domínio.

PLANO DE ESTUDOS 2024/2025

TAXA ANUAL

330€ X 10 prestações (inclui redução de 45% para estudantes CPLP)*

*ano académico 2023/2024

Verifique a lista completa de propinas (taxas) aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

IDIOMA

REGIME

Diurno

PERÍODO LETIVO

Setembro – Julho

VAGAS

37

A eventual chamada de candidatos “não colocados” (suplentes) será efetuada através de mensagem enviada para o endereço de email indicado no processo de candidatura.

DURAÇÃO

3 anos (1º ciclo)