CANDIDATURAS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Prazos para ingresso no ano letivo 2018/2019:

1ª fase 2ª fase
1 de dezembro 2017 a 1 de janeiro 2018: apresentação de pré-candidaturas* 3 de fevereiro a 30 de abril 2018: apresentação de candidaturas
2 de janeiro a 2 de fevereiro 2018: apresentação de candidaturas 15 de maio 2018: afixação de resultados provisórios
21 de fevereiro 2018: afixação de resultados provisórios 5 de junho 2018: afixação de resultados definitivos
14 de março 2018: afixação de resultados definitivos 12 a 22 de junho 2018: realização de matrículas (online)
21 de março a 03 de abril 2018: realização de matrículas (online)

*Após o dia 1 de janeiro todas as pré-candidaturas são automaticamente convertidas em candidaturas.

Tem nacionalidade brasileira e não tem uma dupla nacionalidade portuguesa ou de outro país europeu;Pode efetuar a sua candidatura se:

  • Tem um diploma do ensino médio brasileiro e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2014 ou anos seguintes;
  • À data de 31 de agosto de 2018 não reside legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta;
  • Não possui o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres previsto no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil.

Pode também submeter a sua pré-candidatura se está ou já esteve matriculado e inscrito em um estabelecimento de ensino superior no Brasil ou outro país estrangeiro, em curso definido como superior pela legislação do país em causa; neste caso, terá posteriormente a possibilidade de solicitar equivalência às disciplinas já cursadas.

Note que só são admitidos candidatos com classificações em cada prova iguais ou superiores a 475 e com uma classificação de seriação igual ou superior a 650. As ponderações para o cálculo da classificação de seriação são as seguintes: 45% para Matemática, 40% para Ciências da Natureza, 5% para Ciências Humanas, 5% para Linguagens e Códigos e 5% para Redação.

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Carteira de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) (obrigatório);
  • Documento com as classificações ENEM (obrigatório);
  • Diploma de conclusão do ensino médio (obrigatório) – Nota: na matrícula deverá ser apresentado o diploma ou certificado de conclusão do ensino médio autenticado pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal no Brasil ou com Apostilha de Haia.
  • Carta de motivação (obrigatório);
  • Carta de recomendação (Opcional).

Submissão de candidaturas

Os estudantes brasileiros poderão submeter as suas candidaturas através do formulário simplificado para detentores de classificações ENEM, disponível abaixo. A candidatura só será processada após o pagamento da taxa de candidatura no valor de €100, através do sistema PayPal ou de transferência bancária.

Todas as informações relativas ao concurso especial estudante internacional 2018/2019 encontram-se disponíveis nesta página.

Candidatura