Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, Estado do Pará

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Algo que achei muito interessante foi o facto de a FEUP ter oferecido algumas aulas de Matemática (Cálculo) e Física para os brasileiros, já que os portugueses vêem essas duas matérias de uma maneira muito mais aprofundada do que nós a nível de ensino médio.

Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

 

Sempre tive o desejo de estudar fora do Brasil, mas nunca tinha encontrado tanta facilidade para entrar numa faculdade estrangeira como tive na aqui na FEUP. O processo de candidatura foi super simples, o que me surpreendeu bastante – concluí minha candidatura em cerca de cinco minutos. Chegando aqui, a faculdade fez todo o possível para que eu não tivesse problemas. Algo que achei muito interessante foi o facto de a FEUP ter oferecido algumas aulas de Matemática (Cálculo) e Física para os brasileiros, já que os portugueses vêem essas duas matérias de uma maneira muito mais aprofundada do que nós a nível de ensino médio.

Durante as aulas fui muito bem acolhido pelos estudantes portugueses, que me ajudaram sempre que precisei de qualquer coisa, principalmente com a diferença no sotaque dos portugueses – às vezes era mais fácil entender um português falando em inglês do que na nossa própria língua.

Felizmente, esse problema foi superado com o passar do tempo. Dentro de sala, os professores juntamente com a estrutura física que é proporcionada tanto em aulas teóricas quanto em aulas práticas fazem por merecer a excelente reputação da FEUP; por isso o curso é bem difícil, e imagino que todos na faculdade sejam, mas mantendo os estudos em dia estou conseguindo me sair muito bem.

O custo de vida no Porto me surpreendeu muito por ser bastante acessível em todos os aspectos, seja em festas, no supermercado ou em shoppings. Vindo do norte brasileiro, tive que comprar algumas roupas para me proteger do frio e, mesmo eu chegando quase que sem nada para me esquentar, consegui gastar bem pouco na compra desse tipo de roupa.

Sendo bem mais barato que o resto da Europa, é possível – e quase que uma obrigação – economizar parte do dinheiro para viajar, visto que há um leque enorme de voos low cost pela Europa, tal como cidades pelo interior do país onde se pode ir de ônibus ou de trem a um preço muito bom.

Ver mais depoimentos