Acerca dos relatórios de tabela dinâmica

1- Dados de origem

2-  Valores de origem para sumário de Golfe, 3.º trimestre.

3- Relatório de tabela dinâmica

4-  Sumário de valores de origem em C2 e C8

Um relatório de tabela dinâmica é uma tabela interactiva que combina e compara rapidamente grandes quantidades de dados. Pode rodar as linhas e as colunas para ver diferentes sumários dos dados de origem e mostrar os detalhes das áreas de interesse.

Quando se deve utilizar um relatório de tabela dinâmica?

Utilize um relatório de tabela dinâmica quando quiser analisar totais relacionados, principalmente quando tem uma longa lista de valores a resumir e quiser comparar diversos aspectos de cada valor. No relatório ilustrado acima, pode facilmente observar como as vendas relacionadas com o golfe durante o terceiro trimestre, na célula F3, se destacam em relação às vendas dos outros desportos e aos outros trimestres, ou em relação às vendas dos totais gerais. Devido à interactividade do relatório de tabela dinâmica, qualquer utilizador pode alterar a vista dos dados, para visualizar mais detalhes ou calcular sumários diferentes, como contagens ou médias.

Como é que o relatório organiza os dados?

Num relatório de tabela dinâmica, cada coluna ou campo nos dados de origem transforma-se num campo de tabela dinâmica que resume múltiplas linhas de informação. No exemplo mencionado, a coluna Desporto torna-se o campo Desporto e cada registo relativo ao Golfe é resumido num único item Golfe.

Um campo de dados como, por exemplo, Soma das vendas, fornece os valores a resumir. A célula F3 do relatório contém a soma do valor de Vendas de todas as linhas dos dados de origem em que a coluna Desporto contém Golfe e a coluna Trimestre contém Trimestre3.

Como criar um relatório de tabela dinâmica?

Para criar um relatório de tabela dinâmica, execute o Assistente de tabela dinâmica e o Assistente de gráfico dinâmico. No assistente, seleccione os dados de origem pretendidos na lista da folha de cálculo ou na base de dados externa. O assistente fornece uma área da folha de cálculo para o relatório e uma lista dos campos disponíveis. Ao arrastar os campos da janela da lista para as áreas destacadas, o Microsoft Excel resume e calcula o relatório automaticamente.

Se estiver a utilizar uma Ligação de dados do Office para obter dados externos para o relatório, pode devolver os dados directamente a um relatório de tabela dinâmica, sem ser necessário executar a Tabela dinâmica e o Assistente de gráfico dinâmico. As Ligações de dados do Office são o método recomendado para obter dados externos dos relatórios (quando não é necessário combinar dados de mais de uma tabela na base de dados externa, ou filtrar os dados para seleccionar registos específicos antes de criar o relatório) e obter dados de bases de dados OLAP.

Depois de criar um relatório de tabela dinâmica, pode personalizá-lo para concentrar-se na informação pretendida. Altere o esquema, altere o formato ou organize o relatório de modo a mostrar dados mais detalhados.

 

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