JORNADAS DE ACÚSTICA '96 |
Tendo-se constatado que, embora seja muito elevado o potencial científico e técnico existente e extenso o trabalho já realizado o desenvolvimento actual da Acústica no País não reflecte ainda esse potencial.
O movimento associativo local e nacional necessita de revitalização; é necessário dar resposta mais estruturada e consistente às solicitações acima referidas e fundamentalmente é necessário promover melhor a difusão de informação.
O Grupo de Estudos em Acústica (G.E.A.) é uma associação aberta ao diálogo e à cooperação multi-disciplinar com todos os interessados em Acústica, na única perspectiva do seu desenvolvimento. À semelhança do que se passou no estrangeiro, onde se observam vastos movimentos associativos e de restruturação das instituições, no sentido de poder responder às novas realidades mundiais na ciência e tecnologia e às novas oportunidades, o G.E.A. convida todos os(as) colegas a participar activamente nestas Jornadas para conhecimento mútuo e troca de informação diversa de actividades de interesse geral para a Acústica em Portugal.
Serão apresentadas diversas palestras e actividades por especialistas em várias áreas da Acústica a quem o G.E.A. agradece, desde já, o valioso contributo. As palestras serão concluídas com um espaço de debate que se pretende vir a obter uma ampla participação de todos.
É pois com imenso prazer que convidamos todos os interessados em participar nestas Jornadas que pretendemos seja um espaço de informação e de convívio.
O Laboratório de Acústica do Instituto da Construção (L.A.I.C.) tem a sua origem nos anos sessenta no então denominado Laboratório de Acústica e Ultra-Sons criado no seio da F.E.U.P. Transita no início dos anos setenta para o Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto. Em 1990 é integrado no Instituto da Construção onde conhece uma grande dinamização na sequência de um investimento de modernização e apetrechamento em equipamento através do PEDIP. Em meados de 1996 é acreditado pelo I.P.Q. para a realização de vários ensaios.
O Centro de Estudos de Física, Acústica e Telecomunicações (C.E.F.A.T.) é uma unidade de investigação e Desenvolvimento Tecnológico criada em Dezembro de 1993, sediada na F.E.U.P., para dar continuidade a várias actividades do ex-INIC e apoiar outras novas. Integra 5 linhas de investigação.
Provas Públicas de Apresentação e Defesa de Teses de Mestrado na área da Acústica (orientador: Prof. Oliveira de Carvalho; arguente: Prof. P. M. da Silva):
14 h - Estudo Acústico de Igrejas Portuguesas Através de Parâmetros Subjectivos - Engº António Morgado
15.30 h - Metodologia de Avaliação de Impacte Ambiental, na Área Sectorial do Ruído, Devido à Implantação de Novas Vias de Tráfego - Engª Cecília Rocha
14 h - 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Vibrações
- Coordenador Prof. Doutor Raimundo Delgado (F.E.U.P.)
Sessão aberta a todos os interessados na área das Vibrações
e afins. Tem como objectivo a identificação de áreas
de actividade e posterior programa de acções futuras.
14.30 h - "Protecção face ao Ruído". Sonotone /
LaborSegur
Sessão dedicada especialmente aos alunos do Curso de Produção
e Tecnologias da Música com vista à consciencialização
das situações que podem causar danos auditivos irreversíveis.
Interessa a todos os que se preocupam com os problemas da audição
nomeadamente do campo da prevenção e protecção.
16 h - "Conversão texto-fala em Português. Estado do desenvolvimento na F.E.U.P. Aplicações" - Prof. Doutor Diamantino Freitas (F.E.U.P.)
Serão apresentados os fundamentos de produção da fala a partir de um texto por meio de computador e a abordagem tomada pela equipa da F.E.U.P. para o presente trabalho de que se apresenta um protótipo.
14.30 h - "O Programa de Investigação: Acústica em Igrejas Portuguesas. Reflexões e Resultados sobre 4 anos de trabalho" - Prof. Doutor A. P. Oliveira de Carvalho (FEUP)
Serão apresentados as principais etapas deste vasto programa de análise a 41 igrejas de Norte a Sul do País abordando as técnicas e metodologias utilizadas para avaliação de parâmetros acústicos objectivos e subjectivos e conjunto de resultados obtidos.
14.30 h - "O Teatro Helena Costa e o campus da E.S.M.A.E. Breves notas sobre a sua concepção, arquitectura e acústica" - Arq. Filipe Oliveira Dias
16.30 h - Resultados recentes em técnicas de medição electroacústica. Espectometria de tempo de atraso (TDS) - Engº Rui Azevedo (C.E.F.A.T.)
A técnica TDS tem grande interesse para minimizar os efeitos dos ecos nas medidas acústicas. Em situações de banda larga o padrão temporal da modulação utilizada tem grande importância pelo que se estudaram vários e se confrontaram os resultados para medições de funções de transferência electroacústica.
14.30 h - Reunião Plenária do Grupo de Estudos em Acústica
(G.E.A.) com Visita à Cabine Audio de Acústica Variável
dos Serviços de Audio do I.P.P.
(Sessão aberta a todos os interessados)