0. Apresentação

ECTS: 5,5
Horas/Semana: 1h teórica, 3h práticas
Nº de Turmas: 1 teóricas, 6 práticas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL)
Aulas Práticas: André Oliveira Restivo (AOR), Diógenes Maciel (DAM), João Correia Lopes (JCL)

1. Objectivos

Pretende-se dotar os alunos da capacidade de projectar e desenvolver repositórios de informação na Web com recurso a Sistemas de Gestão de Bases de Dados Objecto-relacionais. Pretende-se que os alunos sejam capazes de projectar, implementar e documentar um Sistema de Informação e que sejam capazes de usar linguagens baseadas na Álgebra relacionar para interrogar o respectivo repositório de dados.

2. Programa

Modelo Entidade-Associação estendido e Esquema conceptual. Modelo relacional e Esquema lógico. Álgebra relacional. Teoria da normalização. Afinação da base de dados, desnormalização e Esquema físico. Standard SQL. Restrições de integridade e gatilhos. PHP e bibliotecas relacionadas.

3. Pré-requisitos

Conhecimentos de linguagens de programação e de fundamentos de bases de dados.

4. Bibliografia

5. Aplicações informáticas

6. Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, com recurso a transparências, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento laboratorial, em grupo, do projecto.

Estão previstas aulas teóricas, das 14:00 às 16:00, nos dias 30/3/2005, 6/4/2005 e 11/5/2005 e a última aula teórica será a 11/5/2005.

7. Métodos de Avaliação

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final.

Componentes de Avaliação

Avaliação distribuída constituída por um trabalho de grupo laboratorial com 4 entregas e avaliação do desempenho individual: A obtenção de frequência depende da obtenção de 40% em cada um dos itens da avaliação.

Cálculo da Classificação Final

Nota = 10% REI + 15% REBD + 15% RA + 50% P&A + 10% DI

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Idêntica aos alunos ordinários.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A avaliação distribuída pode ser melhorada na ocorrência seguinte da disciplina.